sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sugestões de roupa


DIA A DIA

Fim de semana: como ser casual, sem errar na escolha.

Que roupa hei-de vestir? Essa pergunta surge sempre que as pessoas abrem o armário para escolher o que vestir para ir trabalhar, pois afinal, neste momento é preciso escolher um visual adequado à nossa personalidade e ao nosso ambiente de trabalho. A boa notícia é finalmente chegou o fim de semana.

A ideia de variar o visual parece óptima, mas desde o final dos anos 90 a preocupação nestes dias passou a ser outra: o que vestir no dia em que todos devem adoptar um estilo casual.

Já que não existe uma regra e as pessoas são diferentes entre si, a palavra-chave para quem quer se vestir bem é sempre o bom senso. O feeling é a melhor arma na hora de compor o visual, até porque, mesmo no fim de semana a escolha do visual vai depender da sua área de actuação, da sua idade, personalidade e, principalmente, da sua cultura. Além disso, nestes dias as pessoas vestem-se como gostam e não como devem e isto reflecte ainda mais a personalidade de cada um, portanto, vista-se com algo que o agrade, mas prefira um estilo mais discreto.

As cores fortes podem sair do guarda-roupa, as sandálias de tiras estão liberadas, os acessórios podem ser mais informais e o tradicional jeans (maravilha) é uma óptima escolha. Aproveite para dar largas à imaginação: muita transparência, decotes grandes, saias muito curtas, ou barriga de fora. Vivam as sapatilhas! Sandálias, bemvindas. .


Roupa desportiva

Ao contrário do que se pensa, quando se veste de forma desportiva pode ser tão elegante como estar de salto e blazer. É claro que dependendo da ocasião. Peças desportivas hoje em dia casam bem com outras mais clássicas e pode-se conseguir um look despojado, sem parecer falta de cuidado.


Ocasiões perfeitas para usar um look desportivo:
ida ao shopping ou à baixa, passeios no parque, num almoço de domingo, numa visita aos amigos, numa saída bem informal. O velho bom senso é válido na hora de combinar as peças. Nada de exagerar no estilo “acabei de sair da cama”.


Tipo de roupa para usar no trabalho


Roupa formal:

As mulheres de profissões mais formais devem optar pela discrição. O seu visual precisa estar "limpo", sem extravagâncias. Blazers, saias (sempre na altura dos joelhos ou um pouco abaixo), calças clássicas, ternos, vestidos tubo, cardigãs, coletes, tailleur e camisas de seda são as roupas mais adequadas. Essas peças devem ser usadas em tons clássicos. Malhas, casacos ou lenços amenizam a variação de temperatura em ambientes com ar condicionado. Evite decotes provocantes, roupas justas, ou seja, nada que chame a atenção para o seu corpo. A palavra "sexy" e trabalho não combinam.
Para não ser apanhada desprevenida consulte sempre a sua agenda de compromissos e vista a roupa adequada para as actividades daquele dia. Reuniões ou almoços com novos clientes e chefes, "happy hour" para comemorar o aniversário de um colega, viagens, tudo tem uma roupa específica. Saia de casa prevendo estes acontecimentos. Mas lembre-se de que imprevistos acontecem. Reuniões são desmarcadas e viagens de emergência são marcadas à última hora. É preciso estar preparada para estas situações e se adequar a elas da melhor forma possível.


Roupa informal:

Se você trabalha num ambiente informal, onde jeans e malhas são permitidos, há mais liberdade de escolha. Mas mesmo assim é preciso tomar alguns cuidados para não cair na vulgaridade ou no desleixo e acabar tornando-se o centro das atenções na empresa (por um ângulo negativo). Como para as executivas, os empregos informais também não permitem nada curto, justo ou decotado demais. Alguns cuidados com cores e estampas também são necessários, para não ser classificada de "parola".
Os jeans podem ser o seu melhor amigo, mas não deixe as calças de tecido ou mesmo as mais coloridas de lado. Aproveite quando tiver uma reunião com o chefe, ou mesmo algo mais formal na empresa para produzir o look executiva. Mas cuidado para não ficar exactamente como uma e acabar por se sentir um "peixe fora de água".
Use as camisas de tecido como curingas. Você pode comprá-las das mais variadas cores e texturas, sem parecer que está repetindo a roupa. Se você tem necessidade de passar muitas horas sentada, opte pela malha que não vai prender a sua circulação sanguínea e nem incomodar. Mas esqueça o moleton, ele deve-se restringir às academias de ginástica ou ao lar. Existem calças em malha elaboradas como as de micro fibra.

Casacos e jaquetas estão em alta. E como geralmente a temperatura varia muito, tenha um sempre à mão. Vestidos e tubinhos, principalmente de malha, também são uma boa pedida e nunca saem de moda.


Existe roupa certa para ir a um casamento?

Antes demais, é importante lembrar que não somos nós a noiva, e que se deve deixar para ela o brilho maior. Se o casamento for simples, ou de manhã, esqueça os bordados, os tecidos brilhantes, as jóias gritantes. Prefira um bonito linho, ou um seda clara. Se for à noite, e cerimonioso, escolha um tecido mais precioso, uma seda trabalhada, um tafetá, um moiré, um crepe. Dispense chapéu e arranjos de cabeça, a não ser que se sinta realmente à vontade com eles.


Para um jantar formal

O preto é a grande solução. Bem cortado, de bom tecido, enfeitado por um lindo brilho - jóia ou bijutaria -, transmite sempre uma mensagem de bom gosto e correcção. Mas você pode preferir outra cor, de preferência lisa. Se for alta e magra, opte pelos feitios ousados. Caso contrário, mantenha-se na linha clássica.


Qual a etiqueta para receber convidados em minha casa?

A anfitriã não deve estar mais elegante do que as convidadas. Convém, portanto, não se enfeitar muito. Se os convidados não forem muito íntimos, você pode escolher uma túnica de linho ou seda e uma calça. Se for gente mais amiga, escolha, simplesmente, uma roupa de que você gosta. Os pequenos detalhes fazem a elegância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário